.

.

capa

capa

capa

capa

capa

capa

capa

capa

16/08/2015

ENEM

 

(ENEM/2010) Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos:


  1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos.
  2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão.
  3. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas.

Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1, 2 e 3, respectivamente?

 A) Temperatura, superfície de contato e concentração.
 B) Concentração, superfície de contato e catalisadores.
 C) Temperatura, superfície de contado e catalisadores.
 D) Superfície de contato, temperatura e concentração.
 E) Temperatura, concentração e catalisadores.

Gab: C

    ( ENEM/2004  ) Ferramentas de aço podem sofrer corrosão e enferrujar. As etapas químicas que correspondem a esses processos podem ser representadas pelas equações: Uma forma de tornar mais lento esse processo de corrosão e formação de ferrugem é engraxar as ferramentas. Isso se justifica porque a graxa proporciona

  A) lubrificação, evitando o contato entre as ferramentas.
  B) impermeabilização, diminuindo seu contato com o ar úmido.
  C) isolamento térmico, protegendo-as do calor ambiente.
  D) galvanização, criando superfícies metálicas imunes.
  E) polimento, evitando ranhuras nas superfícies.

Gab: A


   (ENEM/2010) Para explicar a absorção de nutrientes, bem como a função das microvilosidades das membranas das células que revestem as paredes internas do intestino delgado, um estudante realizou o seguinte experimento: Colocou 200 m de água em dois recipientes. No primeiro recipiente, mergulhou, por 5 segundos, um pedaço de papel liso, como na FIGURA 1; no segundo recipiente, fez o mesmo com um pedaço de papel com dobras simulando as microvilosidades, conforme FIGURA 2. Os dados obtidos foram: a quantidade de água absorvida pelo papel liso foi de 8 m, enquanto pelo papel dobrado foi de 12 m. C


Com base nos dados obtidos, infere-se que a função das microvilosidades intestinais com relação à absorção de nutrientes pelas células das paredes internas do intestino é a de

 A) manter o volume de absorção.
 B) aumentar a superfície de absorção
 C) diminuir a velocidade de absorção. 
 D) aumentar o tempo de absorção.
 E) manter a seletividade na absorção. 

Resolução:
 As microvilosidades intestinais constituem uma grande superfície, destinada a aumentar a capacidade de absorção dos nutrientes resultantes da digestão dos alimentos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright @ 2013 Dale Química.