.

.

capa

capa

capa

capa

capa

capa

capa

capa

16/08/2015

O que é Cinética Química?

Figura 1: Cinética Química
   
   A química está presente em cada detalhe do nosso cotidiano e o ramo responsável pelo estudo da velocidade das reações químicas e os fatores que as influenciam chama-se cinética química. Além disso, estuda também a possibilidade de controlar a taxa de rapidez tornando as reações mais rápidas ou mais lentas com base no mecanismo das reações.  Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. As reações podem ocorrer com velocidades diferentes, por exemplo, a decomposição do lixo é uma reação lenta que pode durar anos, diferentemente das reações de combustão que são rápidas. As velocidades podem ser alteradas sob influência de alguns fatores como:

Figura 2:  Dissolvendo comprimido a) inteiro e b) em pó

   Superfície de Contato: quando a superfície de contato é aumentada a velocidade da reação também irá aumentar. Isso pode ser observado em nosso dia-a-dia, por exemplo, quando colocamos pra dissolver o comprimido, se colocarmos inteiro ele leva um determinado tempo para se dissolver, mas quando dividimos esse comprimido em duas ou mais partes é possível observar uma mudança no tempo que ele leva para ser dissolvido, isso ocorre porque a superfície de contato com a água é maior quando dividido.

   A Pressão: Quando se aumenta a pressão de um sistema gasoso, aumenta-se também a velocidade da reação. Com a redução do volume de um recipiente para outro há o aumento da pressão e esta faz com que as moléculas, agora em um espaço menor, se choquem em uma menor de tempo, o que faz com que a velocidade da reação seja maior.

Figura 3: Efeito da concentração
   A Concentração dos Reagentes: Quanto maior é a concentração dos reagentes, maior é a velocidade da reação. Para que aconteça uma reação entre duas ou mais substâncias é necessário que as moléculas se choquem havendo uma quebra nas ligações ocasionando a formação de novas substâncias. Quanto maior é a concentração mais choques haverão entre as moléculas, fazendo com que as reações ocorram mais rapidamente.
Figura 4: Efeito da temperatura
   Temperatura: A temperatura elevada aumenta a agitação das moléculas. Quando estas se movimentam mais rápido elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e em consequência, aumenta o número de colisões efetivas, portanto a velocidade da reação também aumenta.
Por este motivo, aumentamos a chama do fogão para cozinhar ou congelamos os alimentos para evitar sua deterioração

   Catalisadores: Os catalisadores são substâncias que aceleram as reações sem mudar suas composições, durante as reações os catalisadores não são consumidos. Os catalisadores alteram a energia de ativação das sustâncias, fazendo com que as reações necessitem de menos energia para ocorrerem. Os catalisadores não alteram o rendimento das reações, ou seja, eles produzem a mesma quantidade de produto só que em um menor espaço de tempo. Temos como exemplo as enzimas, que são catalisadores biológicos capazes de alterar a velocidade das reações em nosso organismo como a amilase que é produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares, que atua na digestão do amido e do glicogênio contidos nos alimentos.
Figura 5: Efeito do catalizador

   
Referências bibliográficas
ATKINS, P. JONES, L. Princípios de Química, questionando a vida moderna e o meio ambiente, ... Rio de Janeiro: LTC-Livros Técnicos e Científicos, 1999

Figura 1: 

Figura2:

 http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/b23303c04e003f443ad0adfc3a498423.jpg

Figura 3:

http://s1.static.brasilescola.com/img/2012/10/concentracao-dos-reagentes.jpg

Figura 4:

http://s3.static.brasilescola.com/img/2012/09/temperatura-na-velocidade-das-reacoes.jpg

Figura 5:

 http://s1.static.brasilescola.com/img/2012/08/reacao-com-catalisador.jpg







0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright @ 2013 Dale Química.