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1. Simulação do funcionamento do Airbag. |
A
busca para aumentar a segurança nos carros levou à evolução de tecnologias e
assim surgiu o Airbag. Mas você sabe como funciona? Provavelmente você nem
pensava que por trás dele existisse conhecimentos químicos como a cinética.
Nele
há um sensor de colisão ligado por um filamento com uma pastilha de azoto de
sódio (NaN3). Este é formado por um acelerômetro e um circuito integrado que
analisa a velocidade do veículo. Ele é programado para ignorar pequenas
diminuições de velocidades, mas se a desaceleração for maior de 16Km/h, é
enviado um sinal elétrico que faz com que o sistema de enchimento se aqueça. Existe
uma quantidade de energia mínima para que a reação aconteça, ou seja, a energia
de ativação. Essa energia serve para quebrar as ligações dos reagentes para que
eles possam se e combinar com novas ligações formando os produtos. Além disso, o
sistema atinge uma temperatura de 300 °C, pois um dos fatores que influencia a
velocidade de reação é a temperatura. Quanto maior a temperatura, maior é a
energia do sistema, mais rápido é a velocidade da reação.
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2.Funcionamento do Airbag. |
No
interior do sistema existe três substancia: azoto sódico, nitrato de potássio e
oxido de silício. Quando o dispositivo é ativado acontecem três reações. A
primeira é a decomposição da pastilha de azoto sódico (NaN3) em sódio metálico
e o gás de azoto (reação 1). É esse gás que vai inflar a bolsa feita por um
polímero (como nylon) com alta resistência ao impacto. Como o sódio produzido
na primeira reação é muito reativo, e é necessário ser neutralizado. Para isso
é utilizado o nitrato de potássio (KNO3) como mostra a reação 2 abaixo. Observe
que há formação de mais gás de nitrogênio. Os óxidos produzidos pode trazer
risco ao meio ambiente e as pessoas. Por isso ela reage com dióxido de silício
(SiO2), e como produto obtemos silicatos alcalinos (vidro em pó).
1) 2NaN3(s) à
2Na(s) + 3N2(g)
2) 10Na(s) + 2KNO3(s) à K2O(s) +5Na2O(s)
+ N2(g)
3) K2O(s) + Na2O(s)
+ SiO2(s) à
silicato alcalino
A
cinética foi fundamental para realizar o airbag, pois em um acidente acontece
tudo muito rápido e por consequência ele deve inflar em um piscar de olhos. A
velocidade em que ele infla pode atingir 320 Km/h, evitando que os passageiros
colidem contra as partes sólidas do veículo, assim é evitado danos maiores. É
importante dizer que o airbag sozinho não é muito eficaz, e por isso é
indispensável o uso do cinto de segurança.
Referências:
1.http://www.infoescola.com/curiosidades/quimica-do-airbag/
2.http://profvicenteneto.blogspot.com.br/2013/01/a-quimica-do-airbag-das-reacoes.html
Imagem 1:
http://imguol.com/c/entretenimento/2014/07/10/teste-de-impacto-do-volkswagen-up-no-latin-ncap-1404998127448_615x300.png
Imagem 2.
http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo/images/funcionamento-do-airbag.jpg
Imagem 1:
http://imguol.com/c/entretenimento/2014/07/10/teste-de-impacto-do-volkswagen-up-no-latin-ncap-1404998127448_615x300.png
Imagem 2.
http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo/images/funcionamento-do-airbag.jpg
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